Como Viajar Para Qualquer Lugar do Mundo Gastando Muito Pouco

Thumb Como Viajar Para Qualquer Lugar do Mundo Gastando Muito Pouco

Falam que viajar é uma das únicas coisas em que gastamos dinheiro, mas mesmo assim ficamos mais ricos.

E eu concordo com essa frase.

Além de conhecer lugares e culturas diferentes, viajar nos ajuda a expandir nossos horizontes, enxergar a vida de maneira diferente e, claro, conhecer muita gente nova.

Quando eu era criança curtia demais assistir o Globo Repórter e ver aquelas expedições pela Chapada Diamantina, Amazônia e outras regiões incríveis do Brasil e também do mundo. Mas era apenas na televisão, eu jamais me imaginava conseguindo conhecer pessoalmente aqueles lugares.

Felizmente, eu estava enganado!

Apesar de parecer muito caro, uma coisa exclusiva para ricos, a verdade é que viajar é muito mais fácil do que a gente imagina. Inclusive viajar pra fora do Brasil pode ser até mais barato do que viajar aqui por dentro, sabia disso?

Provavelmente você conheça algumas pessoas que viajam bastante, mesmo que tenham rendimentos menores que os seus. Como isso é possível?

Eu acredito que viajar é muito importante para nosso desenvolvimento pessoal, por isso nesse artigo vou te explicar com conseguir viajar mais e conhecer os lugares que sempre sonhou, mas nunca teve condições financeiras para ir visitá-los pessoalmente.

Vamos lá?

O Segredo da Viagem Mais Barata

Muita gente fala sobre comprar passagens de madrugada, viajar em períodos de baixa temporada e outras dicas básicas, mas isso nem sempre é verdade.

Muitas vezes o mais vantajoso mesmo é utilizar os benefícios das milhas aéreas, pois é possível acumulá-las de maneira simples e rápida. Depois basta trocá-las por suas passagens e aproveitar sua viagem.

E por falar em trocar milhas por passagens aéreas, veja por que viajar para o exterior é tão fácil quanto viajar pelo Brasil.

Viajar Para o Exterior é Mais Caro Mesmo?

Viajar para lugares do exterior muitas vezes é mais barato do que viajar dentro do Brasil. Ponto.

Isso é um fato, e vou te mostrar agora na prática:

Passagem de São Paulo para Aracaju

Consulta realizada no site da Multiplus

Passagem de São Paulo para Buenos Aires

Consulta realizada no site da Multiplus

Percebeu? Uma passagem saindo de São Paulo para Buenos Aires, na Argentina, é mais barata do que uma de São Paulo para Aracaju, em Sergipe.

Quando utilizamos dinheiro, realmente são poucos os destinos fora do Brasil que possuem preços atrativos. Assim fica fácil encontrar viagens mais baratas no Brasil do que ir para outros países.

Porém, utilizando milhas aéreas, uma passagem para o outro lado do planeta pode se tornar tão acessível quanto ir para outro estado brasileiro.

Entre os roteiros mais em conta do mundo, a Europa e os Estados Unidos certamente estão entre os principais, pois devido ao alto número de pessoas que viajam do Brasil para esses destinos, as companhias aéreas conseguem fazer melhores ofertas.

Inclusive, existem agências de viagens que trabalham em conjunto com companhias aéreas, prometendo fazer ofertas melhores ainda e atraindo muitos clientes.

Você acredita que viajar por uma agência de viagem realmente pode ser mais barato do que organizar seu roteiro por conta própria?

Agências de Viagens valem a pena?

Bem, na verdade existem alguns problemas ao contratar pacotes de agências de viagens:

– Agências de viagens ganham dinheiro com as comissões de seus negócios. Logo, para o negócio prosperar, eles irão cobrar uma taxa extra a cada venda feita. Quem paga essa taxa é você;

– Se uma agência compra a passagem da companhia aérea e coloca em seu nome. Como ela poderia te oferecer um preço menor que o da própria companhia? Isso somente seria possível se eles arcassem com o prejuízo. Você e eu sabemos que isso não acontece na vida real;

– Ao comprar um pacote completo, você abre mão da liberdade de improvisar em sua viagem. Conhecer lugares fora do roteiro definido, optar por ficar um dia a mais, mudar de hotel caso não goste do local onde se hospede… Nada disso será possível;

– E muitas outras…

Viu como existem algumas limitações graves ao trabalhar com agências de viagens?

Mesmo assim, elas ainda são uma boa opção para quem quer economizar tempo e não gosta de planejar roteiros de viagem, nem quer esquentar a cabeça reservando hotel e outros pormenores. Sem falar que podem sim existir ocasiões onde a agência de viagens consiga um desconto verdadeiro para você, e assim sua viagem ficará muito mais barata do que comprando tudo por conta.

Então, não existe uma resposta definitiva. Viajar por uma agência de viagens pode ou não ser mais econômico. Você sempre precisa pesquisar e comparar as opções disponíveis.

Lembre-se também de sempre pesquisar em sites como o Reclame Aqui para ver se a empresa que você escolheu tem uma boa reputação com os clientes. Além disso, para saber qual a agência de viagem mais barata, faça pesquisas em lugares diversos, pois os preços podem variar bastante.

Se ainda está em dúvida e pensa que trabalhar em seu roteiro próprio pode ser melhor, veja o tópico a seguir.

Agência de viagens Vs. Roteiro Próprio

Ao utilizar uma agência de viagens temos toda a comodidade de sentar em uma cadeira, conversar com o atendente e passar o cartão de crédito. Pronto. É basicamente isso.

Já ao programar seu próprio roteiro você terá algum trabalho a mais, como pesquisar locais para se hospedar, fazer reservas, buscar horários de voos que estejam de acordo com suas possibilidades…

Mas calma, isso tudo é muito simples!

Vou te mostrar algumas ferramentas para fazer tudo isso de maneira fácil e intuitiva.

TripAdvisor

Esse site é um dos principais amigos de todo mundo que pretende viajar para lugares novos.

Ele conta com avaliações feitas por milhões de viajantes do mundo inteiro. Assim você pode organizar uma viagem mais barata, escolhendo lugares que caibam no seu bolso e vendo quais são as atrações turísticas mais recomendadas de cada local.

Uber

Não apenas no Brasil, mas presente em dezenas de países, o serviço do Uber funciona de maneira similar aos taxis, porém é mais barato e é possível utilizá-lo direto de seu celular, chamando um motorista onde você estiver em milhares de cidades ao redor do mundo.

*Utilize o código mnx1mrrque para ganhar um desconto especial em suas primeiras viagens.

Comparadores de preço

Para conseguir fazer as viagens mais baratas do mundo, utilize essas ferramentas poderosas que são os comparadores de preço. Eles comparam automaticamente o preço das passagens em diferentes companhias aéreas e te mostram a opção mais barata.

Alguns dos comparadores de preço mais famosos estão listados abaixo:

– http://decolar.com

– http://skyscanner.com.br

– http://momondo.com.br

– http://mundi.com.br

E quanto à histórias de que existem melhores horários para comprar passagens aéreas e fazer assim sua viagem mais barata, veja a verdade a seguir.

Melhor horário para comprar passagens

Existem promoções pontuais que ficam no ar no site das companhias aéreas, muitas vezes de madrugada, mas isso não é regra!

Por exemplo, em determinada ocasião, pesquisei passagens por volta das 15h e estavam custando 450 reais cada trecho. Ao fazer a mesma busca às 22h os preços haviam caído para R$ 249,00. Meia noite já estavam de volta ao preço inicial de R$ 450,00. (Essa foi uma viagem de São Paulo para Juazeiro do Norte-CE)

Como você pode ver, não existe uma regra específica quanto ao melhor horário para comprar passagens aéreas, por isso essa história de que comprar passagens de madrugada é mais barato não é 100% verdadeira.

Além disso, existe um período ideal para comprar suas passagens com antecedência.

Para destinos nacionais, as passagens são mais baratas cerca de 21 dias antes do voo, como você pode conferir nesse artigo da  revista Exame.

Já para destinos internacionais, a seguinte tabela explica melhor como conseguir bons descontos:

Melhores datas para comprar passagens aéreas

Fonte: Expedia

Porém, mesmo com esses descontos, comprar suas passagens com milhas aéreas quase sempre é a melhor opção.

Como comprar passagens com milhas aéreas

O maior problema que impede muitas viagens é a falta de dinheiro, concorda?

As passagens aéreas nem sempre são baratas, e costumam variar muito de preço quando pensamos em viajar para fora do Brasil. Isso por que seus preços originais são em dólar. O dólar aumenta, logo as passagens vão lá nas alturas.

O que são milhas aéreas?

A primeira coisa a entender é que milhas aéreas e pontos acumulados em programas de fidelidade são a mesma coisa, apenas com nomes diferentes devido às empresas serem diferentes.

Esses benefícios são quase sempre trocados por passagens aéreas, mas também é possível trocar os pontos acumulados por eletrônicos, roupas, livros, serviços…

Tipicamente, você acumula milhas aéreas sempre que viaja de avião. Quanto mais longa sua viagem, mais milhas você acumula.

Além disso, também é comum acumular pontos ao utilizar seu cartão de crédito. Em geral a cada 1 dólar gasto você acumula 1 ponto, mas isso depende das regras do seu cartão de crédito.

acumulo de pontos no cartão Itaú

Os principais programas de acúmulo de milhas aéreas são o Smiles (Gol) e o Tam Fidelidade (Tam). Além desses, o programa Multiplus é essencial para multiplicar suas milhas aéreas.

Cadastrar-se nesses programas é gratuito e, sabendo como fazer, é possível acumular milhares de milhas facilmente.

No próximo tópico vou explicar como acumular pontos e milhas de maneira simples e rápida.

Como acumular milhas

Da mesma maneira que quase todo mundo tem cartão de crédito, quase todo mundo perde a oportunidade de aproveitar os pontos acumulados. As pessoas sabem que cartões de crédito acumulam pontos rapidamente, mas não sabem como resgatar esses pontos.

É necessário entender que a primeira coisa a se fazer é evitar se endividar. Por isso recomendo que sempre que você faça uma compra, transfira esse dinheiro de sua conta corrente para a conta poupança, assim você estará preparado para pagar a fatura do cartão.

Além disso, não utilize esses pontos diretamente para trocar por benefícios, pois você será prejudicado.

No site do Itaú, por exemplo, uma passagem de São Paulo para Recife custa 16.415 pontos.

Essa mesma passagem pode sair por 8 mil pontos na Multiplus.

Percebeu a diferença?

Por isso sempre recomendo que, antes de trocar milhas do cartão de crédito por passagem aérea, transfira esses pontos para o Multiplus. A transferência é gratuita e transferindo em épocas especiais são oferecidos bônus, como até 50% a mais de pontos. Geralmente isso ocorre em datas como Black Friday e Natal.

Percebeu que mesmo com os pontos acumulados, é importante saber como resgatá-los da melhor maneira? Vou explicar melhor como comprar passagens com milhas de cartão de crédito.

Como comprar passagens com milhas

Eis o grande X da questão: o público em geral não sabe como adquirir passagem com milhas aéreas.

Existe um sistema simples para conseguir passagem com milhas, disponibilizado pelas próprias empresas. Basta aprender como acessar.

Após fazer o seu cadastro gratuito na Multiplus, é possível transferir seus pontos do cartão para esse programa de fidelidade. Para isso utilize o site de seu banco ou ligue no serviço de atendimento ao cliente, que fica impresso no verso de seu cartão (em geral a ligação é gratuita através do 0800).

Feito isso, acesse o endereço passagens.multiplusfidelidade.com.br, faça a pesquisa e troque seus pontos por passagens. Também é possível comprar passagem com milhas aéreas e dinheiro, caso você não tenha acumulado o suficiente.

Agora que já sabemos como comprar passagens com milhas, será que sempre vale a pena usar as milhas aéreas e seus pontos? É isso que veremos em detalhes a seguir.

Milhas vs Dinheiro

Apesar da desconfiança quanto à valer a pena comprar passagens aéreas com milhas, sabemos que é vantajoso comprar com milhas, senão esses programas não existiriam.

Porém, em trechos curtos, geralmente é melhor optar pelo pagamento em dinheiro e deixar para comprar passagem com milhas em outros trechos.

Eu recomendo isso por que, em geral, trechos curtos e longos custam basicamente a mesma quantidade de milhas. Já em dinheiro, os trechos longos costumam ser bem mais caros. Além disso, esses trechos curtos são baratos e uma ótima oportunidade para acumular mais milhas ainda.

Agora você deve estar se perguntando quantas milhas é preciso para viajar, e a resposta para isso varia bastante de acordo com o destino para onde vamos.

Quantas milhas é preciso para viajar?

Da mesma maneira como devemos estar atentos para acumular o máximo de milhas aéreas, também devemos pensar bem na hora de trocar essas milhas por passagens aéreas.

Existe uma quantidade inicial para conseguir viajar somente com milhas aéreas, e os trechos mais em conta são os nacionais, que custam a partir de 4.000 milhas.

Sendo assim, com cerca de 8.000 pontos é possível conseguir trechos de ida e volta pelo Brasil. Para viajar para os Estados Unidos existem promoções a partir de 25 mil pontos.

Principais Programas de Milhas

Agora que você já entende o funcionamento das milhas aéreas, conheça os maiores e melhores programas de milhas aéreas disponíveis no Brasil:

Extremamente popular, inclusive com direito ao aparecimento em anúncios na televisão, o programa Multiplus é um dos melhores programas de fidelidade disponíveis aqui no Brasil.

Apesar de todas as suas vantagens, muitas pessoas perdem a oportunidade de aproveitar seus benefícios e com isso estão literalmente jogando dinheiro pela janela.

Você é uma dessas pessoas?

Vou te explicar melhor o que é o Multiplus Fidelidade e como você pode, a partir de agora, começar a fazer parte desse programa e conquistar diversos prêmios, inclusive nossos preferidos: passagens aéreas praticamente de graça para qualquer lugar do mundo!

O Programa Multiplus

No programa de fidelidade Multiplus você acumula pontos e troca por produtos. É simples assim.

Entre os produtos estão eletrônicos, livros, CDs, estadias em hotéis, serviços como impressão de fotos e aluguel de carros e, claro, a troca de pontos por passagens aéreas, que é uma das opções preferidas da grande maioria.

Cadastro no Multiplus

O cadastro no programa é gratuito e pode ser feito em poucos minutos de maneira intuitiva no site.

Faça seu cadastro agora acessando www.pontosmultiplus.com.br

Basta clicar em “cadastre-se” e preencher seus dados. Em seguida sua conta já estará funcionando.

Acumular pontos

Navegando pelo site do programa você encontra um menu chamado “Junte seus pontos”, onde são exibidas diversas formas de acumular pontos Multiplus.

Entre as minhas preferidas está a utilização do programa Km de Vantagens. Nele é facílimo acumular e podemos converter em poucos cliques Km de Vantagens em pontos Multiplus.

Além disso, existem maneiras gratuitas de acumular pontos Multiplus.

Existem ainda as missões Multiplus (Game Multiplus), que são rápidas e garantem pontos a mais em sua conta.

Para conferir quais as missões Multiplus a realizar, basta acessar o site, fazer login e ir até o Menu “Missão Multiplus”, como na figura abaixo:

São missões simples, como convidar seus amigos para se cadastrarem também ou instalar o aplicativo Multiplus em seu Smartphone.

Trocar pontos

Tendo atingido determinado número de pontos chega a hora de aproveitar os benefícios. Para isso basta acessar a sua conta e escolher de que maneira quer utilizá-los.

Você pode escolher diversos produtos. Com base em minha experiência quase sempre trocar por passagens aéreas é a melhor opção.

Existem sites onde há comércio desses pontos, que são a mesma coisa que milhas aéreas.

Atualmente paga-se em torno de 30 reais a cada 1.000 milhas aéreas, por isso leve em consideração esse valor ao trocar seus pontos. Um livro por 10.000 milhas pode ser extremamente caro, mas um tablet por esse valor compensa, entendeu? (são apenas exemplos!)

Por que é o melhor

O programa Multiplus Fidelidade é um dos melhores programas de fidelidade existentes no Brasil.

Isso é devido a todas as suas parcerias e facilidade de uso.

É possível acumular pontos de praticamente todo jeito: comprando em sites parceiros (Ponto Frio, Dafiti, Netshoes…), utilizando seu cartão de crédito, transferindo do Km de Vantagens….

E o melhor de tudo é que o cadastro é gratuito e você pode começar a acumular pontos agora mesmo.

Programa de Milhas Smiles

Conhecido principalmente pela companhia aérea Gol, com o Smiles é possível também viajar por diversas outras companhias parceiras.

Vale lembrar que essas empresas estão entre as maiores companhias aéreas do mundo e são ótimas opções para voos internacionais.

Como Acumular Milhas no Programa Smiles

Apesar de mais limitado do que o Multiplus Fidelidade, também é possível utilizar algumas “manhas” para acumular milhas mais rápido no Smiles.

Basicamente são dois modos para realizar esse acumulo:

– Viajar por empresas parceiras;

– Transferir pontos acumulados no cartão de crédito.

Porém, assim como o Km de Vantagens é o segredo para acumular dezenas de milhares de pontos Multiplus, também existem 2 parceiros para facilitar nossa vida ao acumular milhas Smiles:

Premmia

Netpoints

Acumulando pontos nesses dois programas você pode converte-los em milhas smiles.

Mas fique atento, você precisa de ter no mínimo 10.000 pontos Premmia ou 2.000 Netpoints para realizar a transferência.

Algo que também pode ser interessante é aderir ao Clube Smiles. Com ele você acumula mais milhas e obtém diversos privilégios, como receber avisos 24 horas antes de todo mundo quando houverem promoções.

Km de Vantagens

O Km de Vantagens Ipiranga é o programa de fidelidade de uma das maiores redes de abastecimento de combustíveis do país.

Por ser um parceiro Multiplus, é extremamente recomendado que você também se cadastre no Km de Vantagens, mesmo que não tenha carro!

Nota: você não precisa ter carro para conseguir acumular milhares de Km de Vantagens todos os meses.

Assim como nos demais programas de fidelidade, o cadastro no Km de Vantagens é gratuito e leva poucos minutos.

Acesse o site www.kmdevantagens.com.br para cadastrar-se no programa.

Apenas pela realização do cadastro você já acumula alguns Km como prêmio para motivação.

Feito isso, basta agora acumular.

Km de Vantagens + Multiplus = 🙂

Utilizando o Km de Vantagens e sua parceria com o Multiplus Fidelidade é possível realizar coisas incríveis, como viajar praticamente de graça para qualquer lugar do mundo.

As duas empresas possuem uma parceria e é possível converter facilmente seus Km de Vantagens em pontos Multiplus.

Petrobras Premmia

O programa de fidelidade Petrobras Premmia pode ser considerado um patinho feio entre os mais populares aqui no Brasil: Multiplus Fidelidade e Smiles.

Apesar de pouco divulgado e utilizado, esse benefício que a Petrobras criou para seus clientes também possui suas vantagens e pode (deve) ser utilizado sempre que possível para acumular mais milhas aéreas e viajar praticamente de graça para qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Ficou interessado?

Então vamos conhecer melhor o programa de fidelidade da rede de postos BR.

Concorrente direto do Km de Vantagens Ipiranga, o programa Petrobras Premmia é oficial da rede de postos BR.

Assim como no concorrente, o funcionamento é simples: acumule pontos e troque por prêmios.

Uma das vantagens desse programa é a variedade de prêmios maior. No Km de Vantagens os km acumulados quase sempre devem ser trocados por pontos Multiplus, pois não há outras opções interessantes, limitando-se basicamente à descontos em compras nos parceiros.

No Petrobras Premmia é possível trocar seus pontos por ingressos para shows, cinema e outros eventos (já teve até aberto de tênis!), além, é claro, de milhas aéreas no Smiles e também no programa de fidelidade tudo Azul, da companhia aérea Azul.

Como acumular mais pontos no Premmia?

Por outro lado, a grande desvantagem é que é mais difícil acumular pontos nesse programa de fidelidade.

Basicamente é possível acumular pontos ao abastecer na rede de postos BR ou utilizar serviços no Lubrax+ e das lojas BR Mania.

Dica de ouro

Para acumular pontos ainda mais rápido, siga as regras do programa que te beneficiam ainda mais. Veja:

– Cadastre um Posto Premmiado que você mais usa e ganhe pontos em dobro sempre que abastecer nele

– Peça um cartão Petrobras. Ele não tem anuidade e também dobra seus pontos

Seguindo essas duas dicas você ganhará 4 vezes mais pontos.

Recapitulando

Nesse artigo expliquei em detalhes como é possível fazer uma viagem mais barata e visitar destinos do Brasil e do mundo mesmo que você não tenha muito dinheiro à disposição.

Com o planejamento adequado e tendo as informações corretas, é possível aproveitar cada feriado, cada período sabático, cada folga que você quiser, e viajar por aí sem preocupações com sua vida financeira.

O principal segredo de todos é utilizar corretamente os programas de milhas aéreas, pois com eles você poderá conseguir passagens aéreas de maneira simples, rápida e eficiente.

Por fim, caso esse artigo tenha te ajudado, compartilhe com seus amigos em alguma rede social, como o Facebook, combinado? Valeu!

Até a próxima!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: