como se motivar na vida

Como Se Motivar Na Vida e Conquistar Grandes Objetivos

Já se perguntou como se motivar na vida e estar sempre com energia de sobre para desempenhar suas tarefas e conquistar seus objetivos?

Se algum dia você já tentou tirar do papel algum grande projeto, é possível que em algum ponto você tenha enfrentado alguns problemas motivacionais.

Às vezes parece que você está tão longe do fim ou que você está apenas desperdiçando seu tempo investindo em algo que não está trazendo nenhum benefício imediato.

Numa situação difícil como essa é normal facilmente sentir-se cansado e pensar em desistir, mas existe uma solução para isso e pode ser muito mais simples do que você imagina!

Como se motivar na vida mudando sua mente

como se motivar na vida

Como você se sente ao final do dia quanto às suas metas? Você deixou para amanhã o postergado “primeiro dia” na academia novamente? Encontrou alguma desculpa para não levar o carro ao mecânico hoje? Você sente que não fez nada útil durante o dia?

Procrastinar suas tarefas pode ser muito mais prejudicial do que você imagina!

Lembre-se que como se motivar na vida depende muito mais de você do que de fatores externos.

Se você nunca faz o que se propõe a fazer, seu cérebro passa a não acreditar em você mesmo. Deste modo automaticamente é criada uma crença de que você é improdutivo e não pode confiar em si mesmo para assumir compromissos.

Para mudar isso e se motivar existe uma solução simples que fará você aumentar a fé em si mesmo e passar a confiar mais em seu taco:

  • Compre um caderno de anotações, uma caneta e um marca-texto e reserve 5 minutos antes de dormir.
  • Em uma folha do caderno você deve fazer uma lista com todas as tarefas importantes que você deseja realizar no próximo dia.

Você deve ser atencioso e tomar cuidado para não escrever milhares de tarefas.

Pegue leve consigo mesmo nos primeiros dias, conforme você for se acostumando poderá ir se desafiando e adicionando mais tarefas conforme for ficando melhor no gerenciamento de seu tempo e produtividade.

É importante manter o foco no que é realmente importante, não escreva coisas como “assistir TV” ou “jogar vídeo game”. Sempre é importante tirar um tempo para o lazer, mas use isto como recompensa quando conseguir cumprir suas tarefas, assim você terá uma motivação a mais.

Não deixe para escrever a lista no começo do dia. Você deve aproveitar seu dia desde os primeiros momentos, quanto está com mais energia, para fazer coisas importantes!

Por isso é recomendável que você faça essa lista na noite anterior, ou mesmo na noite de domingo, deixando planejada a semana inteira.

Acorde, arrume sua cama, se arrume, tome seu café da manhã e “GO!”

Comece um item da lista e vá fundo até terminá-lo.

Quando finalizar a tarefa, passe o marca-texto sobre o item para identificar seus deveres cumpridos e tire um tempo para descansar e relaxar.

No final do dia você terá terminado a lista.

Isto mostrará para você mesmo o quão produtivo você pode ser e com o tempo seu cérebro aprenderá que você é sim capaz de conseguir o que quer, basta realmente querer e se dedicar para isso.

Dicas para fazer a lista:

  • Divida grandes tarefas em tarefas menores para você conseguir analisar seu progresso. O progresso é fundamental para a motivação;
  • Lembre-se da Lei de Pareto (80/20): 80% das coisas que você faz trazem apenas 20% dos resultados. Procure definir tarefas importantes. Foque nos 20%;
  • Você pode utilizar o aplicativo Todoist para fazer essa lista de tarefas e realizar seu controle.

O conceito de motivação constante

Quando você viaja de trem você pode utilizar o tempo para fazer o que quiser, mas a viagem irá ter a mesma duração independente de suas atitudes.

Então, você pode escolher entre usar seu tempo para pensar sobre o destino ou aproveitar a viagem, apreciar as paisagens, fazer amizades no trem…

Sua felicidade não está no final do caminho, ela está no caminho inteiro.

O segundo modo de encarar as coisas fará sua viagem mais proveitosa e você certamente se sentirá melhor consigo mesmo ao pensar/agir assim.

Podemos fazer uma analogia desta situação com o modo de encarar a realização de um grande projeto.

Você provavelmente tem um ótimo destino para alcançar, mas até lá você pode escolher entre sonhar com os frutos de seu trabalho ou aproveitar cada momento dessa jornada.

É importante dividir um grande projeto em partes menores, assim você pode sentir que seu trabalho realmente está saindo do papel e ver pequenas metas sendo alcançadas a cada passo.

Desse modo os objetivos serão mais fáceis de alcançar, sendo assim mais fácil também encará-los.

Nota: se você já acorda sem vontade alguma de se mexer e não vê esperança de como se motivar na vida, então pode recorrer a alguns métodos para elevar seu nível de energia.

Escrevi um artigo especial sobre isto que você pode ler aqui: Como aumentar seu nível de energia.

Tire um tempo para descansar e pensar sobre seu projeto

Se nenhuma das dicas anteriores ajudou, você pode estar sobrecarregado ou muito estressado devido a alguma razão; muito trabalho, por exemplo.

Nesse caso, tirar um tempo para relaxar é uma ideia interessante e ajudará você a organizar suas coisas e ver claramente toda a situação.

No caso de perceber que a realização deste projeto está matando você aos poucos é recomendável reconsiderar tudo. Talvez a melhor coisa a se fazer seja mesmo desistir, liberar seu tempo e partir para outro projeto que te deixa motivado a agir.

Na vida existem duas dores: a dor da disciplina e a dor do arrependimento. A diferença é que a dor da disciplina pesa gramas, e a dor do arrependimento toneladas.

Ainda tem dúvidas? Consulte o Manual do Homem Alpha e aprenda passo a passo como se motivar na vida e conquistar seus sonhos mais ousados.

 

2 thoughts to “Como Se Motivar Na Vida e Conquistar Grandes Objetivos”

Deixe uma resposta