Será que faz sentido buscar o minimalismo como estilo de vida?
De vez em quando esse assunto vira tópico central em discussões na internet, podcasts e até mesmo artigos em jornais, por isso resolvi compartilhar um pouco de minha experiência com o minimalismo aplicado a minha rotina.
Há um tempo atrás vi esse vídeo sobre desapego e minimalismo (chamado “Menos coisas, mais felicidade”) pela primeira vez.
Confesso que achei a ideia bastante interessante, mas será que na prática seria realmente eficiente e traria resultados positivos?
O que é minimalismo?
Por definição minimalismo significa, simplesmente, ter menos coisas.
Em tempos de incentivo contínuo ao consumo desenfreado, onde somos bombardeados com propagandas a todo instante, acabamos desejando e acumulando um monte de coisas que, muitas vezes, mal fazemos uso.
Além de ocupar espaço, esse acumulo nos custa investimento de energia, tanto ao comprar novos itens, como ao fazer a manutenção da limpeza dos ambientes em que vivemos.
Este gasto de energia desnecessário também consome tempo e foco, que poderiam ser empregados em atividades mais produtivas e enriquecedoras.
Posso afirmar que após começar a aplicar os conceitos de desapego material e implementação do minimalismo em meu estilo de vida, utilizando o lema “menos é mais”, me surpreendi com os resultados.

O estilo de vida minimalista
Vou compartilhar um pouco de como foi a implementação de um estilo de vida mais minimalista materialmente para ilustrar essa mudança e quem sabe te inspirar também.
Havia muitas roupas que eu nunca me desfazia por que possuía sentimentos e lembranças ligados a elas, mas será que vale a pena guardar durante vinte anos uma camiseta que não serve mais em você?
Leia também: 4 hábitos diários de um homem atraente
Bem, meus bons momentos estão na memória – muitos deles em fotos também – então acabei realizando uma limpeza aqui em casa, culminando em muitas roupas velhas indo para a doação.
Prosseguindo com o conceito do minimalismo, consegui criar um ambiente mais limpo ao me livrar de DVD’s e CD’s, assim como livros, que ocupavam um espaço razoável.
Devido a serviços de streaming como Netflix e Spotify, basicamente reduzi minhas dezenas de discos a meia dúzia de filmes e CD’s de música.
Além do ambiente mais limpo e organizado, o estilo de vida minimalista me ajudou a focar no que é realmente importante.
Sem distrações, fica muito mais fácil tirar os planos do papel e colocá-los em prática, assim como ser muito mais produtivo em meu ambiente de trabalho.
Para ilustrar um pouco dessa mudança, reparem em como era minha área de trabalho antiga e como ficou após a reorganização:
Antes:



Depois



Estilo de vida minimalista vale a pena?
Me diga, em qual dos ambiente acima você preferiria trabalhar?
Você ganha espaço, clareza mental, dinheiro e produtividade ao se desfazer de itens que não usa mais e organizar melhor seus ambientes.
Uma nota adicional sobre o minimalismo
Esse conceito de se livrar de itens sem uso também é aplicável a arquivos no computador, músicas no celular, jogos do seu videogame etc.
Simples: se você não usa, não ouve, não joga… para que guardar? Apenas ocupa espaço e até dificulta na hora de encontrar outras coisas. Desapego neles!
Dicas para tornar o ambiente mais limpo
– Troque seu mouse e teclado comuns por modelos sem fio;
– Doe ou utilize sites como OLX e grupos de compra e venda no Facebook para vender o que não usa mais;
– Seja racional e se pergunte: Quando foi a última vez que usei isso? Quando usarei isso novamente? Esse item ainda me será útil?
– Reserve um horário em um domingo de ócio para começar a implantar o minimalismo em sua vida.
Menos coisas, mais felicidade
Finalmente, deixo aqui o vídeo que motivou a criação deste artigo sobre o minimalismo como estilo de vida:
Não pare por aqui!
Não deixe o minimalismo em sua vida se resumir à esta leitura.
Comece agora mesmo a implantar este conceito que, com certeza, será um passo a mais rumo à uma vida mais leve, descomplicada e de portas abertas para a felicidade.
Como cada longa viagem começa com um pequeno passo, eu lhe proponho um pequeno desafio: Reorganize sua gaveta. Isto mesmo, sua gaveta! Só ela.
Me fale nos comentários qual foi o resultado. Ficarei feliz em saber que o minimalismo também está tornando sua vida mais fácil e produtiva e responderei assim que puder à todas as eventuais dúvidas.
Minimalismo: um ponto de vista fora da caixa
Nesse artigo falamos bastante sobre o minimalismo aplicado a nossos bens materiais, porém também é possível aplicar o minimalismo como estilo de vida comportamental de uma maneira fora da caixa.
Colocando em prática essa filosofia no seu modo de pensar e escolher mais seletivamente as informações que consome, você pode mudar fortemente seu estilo de vida para ser mais saudável, mais produtivo, mais auto confiante e feliz consigo mesmo.
Gravei uma aula completa sobre isso, que está disponível em nossa escola de desenvolvimento pessoal Alpha Club.
Faça seu cadastro, ganhe 7 dias de acesso gratuito ao Alpha Club e aproveite para assistir essa e dezenas de outras aulas disponíveis que te ajudarão a construir a melhor versão de si mesmo.
Clique aqui e se inscreva no Alpha Club
Até mais!